Pontos Turisticos

  • Edifício Garcez
    Construído pelo engenheiro João Cid Moreira Garcez, o Edifício Garcez foi o primeiro arranha-céu de Curitiba, com oito andares sobre o térreo, gigantesco para o ano de 1929. Seu estaqueamento foi feito com troncos de madeira e óleo cru. Em estilo art-déco, tem frisos, balaústres e grades paranistas.O local já abrigou repartições públicas, associações, escolas e a entrada do Cine Palácio. A construção foi restaurada em 1985, pelo Grupo Hermes Macedo, e reaberta, em 1988, como loja de departamentos.
  • Palácio Avenida
    Localizado no centro da capital paranaense, o Palácio Avenida é um dos mais importantes edifícios históricos de Curitiba. Inaugurado em 1929, foi erguido pelo imigrante e comerciante sírio-libanês Feres Merhy, com projeto arquitetônico original de Valentim Freitas, Bernardino Assumpção Oliveira e Bortolo Bergonse. São cerca de 18 mil metros quadrados, que abrigaram cafés, como o folclórico Bar Guairacá, e o Cine Avenida, uma das primeiras salas de cinema da capital. A construção foi recuperada e reaberta em 1991 pelo banco Bamerindus. Atualmente, sedia a principal agência curitibana do banco HSBC.
  • Catedral Basílica
    A Catedral Basílica Menor começou com uma pequena capela de madeira construída na Praça Tiradentes, que posteriormente fora elevada como Primeira Igreja Matriz. Quando torres foram erguidas na catedral, a edificação teve de ser demolida porque apresentou rachaduras, e dessa forma a igreja matriz passou a ser a Igreja do Rosário. Entretanto, em 1893 a reconstrução da igreja foi realizada com inspiração na Catedral da Sé de Barcelona. Os vitrais foram doados por famílias curitibanas e o púlpito, entalhado em imbuía, apresenta alto relevo, assim como outros móveis que enfeitam a catedral.
  • Universidade Federal do Paraná
    Em 1892, o político Rocha Pombo lançou, na Praça Ouvidor Pardinho, a pedra fundamental da instituição, mas devido ao Movimento Federalista o projeto não foi adiante. Em 1912, teve início o movimento pró Universidade do Paraná. Nessa época, as lideranças políticas também se mobilizaram, pois o Paraná havia perdido a Região do Contestado para Santa Catarina. A Universidade começou a funcionar em 1913, no início, como instituição particular. Os primeiros cursos ofertados foram Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Medicina e Cirurgia, Comércio, Odontologia, Farmácia e Obstetrícia.